Conheça os principais tipos de linhas para costura
Existem muitos passos para quem trabalha com confecção, ou seja, desde o ato de desenhar moldes até o processo final de acabamento, há muitas etapas que devem ser precisamente pensadas para tornar a peça um modelo de qualidade e fiel às necessidades do cliente. Assim, na postagem de hoje vamos falar de algo essencial em todo o processo, a costura propriamente dita e os fios utilizados. Você conhece os tipos de linhas para costura? Separamos as principais para você equipar seu ateliê.
Regras básicas e Cuidados

Procure sempre utilizar linhas de algodão para costurar em tecidos de fibra natural e linhas sintéticas para costurar tecidos sintéticos. Tecidos grossos, porém, mesmo sendo naturais, devem ser costurados com linhas sintéticas.
Se você costurar um tecido sintético com linha de algodão, após a lavagem, a linha pode encolher e franzir a costura. Por outro lado, como as fibras sintéticas são mais elásticas do que as fibras naturais, o tecido pode também arrebentar a linha durante o uso.
As linhas suportam temperaturas diferentes. Se você costurar uma peça de linho com linha de poliéster, quando passar o ferro no linho (que requer uma alta temperatura) as linhas de poliéster podem derreter.
Não use linhas metálicas em tecidos claros. A linha pode enferrujar e manchar o tecido.
O que precisa ser considerado na escolha?
Força – A linha precisa ser tão forte quanto o tecido. Se você usar uma linha fraca em um tecido grosso, ela vai arrebentar. Um bom teste de firmeza pra linha é tentar arrebentá-la com a mão. (Cuidado pra não se cortar!)
Suavidade – Para trabalhar com tecidos finos e leves, procure uma linha bem lisinha. Para tecido mais grossos, linhas mais grossas. Para saber se a linha é bem lisinha, passe o fio com cuidado no lábio. (De novo: Cuidado pra não se cortar!)
Espessura – Você vai precisar de um fio fino para tecidos delicados e um espesso para trabalhos decorativos e bordados. Use linhas mais grossas também para tecidos com trama aberta, assim você tem menos risco de ter um fio puxado depois.
Elasticidade – Se o tecido que você está costurando for mais elástico, a linha vai precisar ser mais elástica também. Para testar a elasticidade de um fio, estique-o e meça com a fita ou a régua o quanto você consegue puxá-lo antes de arrebentar. Depois compare com a elasticidade do tecido.
Cor – Você pode escolher usar uma cor coordenando com as cores do tecido ou até mesmo contrastando. Depende do efeito. Agora, se o tecido tem duas cores, como xadrez ou listrado, uma dica é optar pela cor mais escura. Teoricamente, o olho humano repara mais em um detalhe claro em uma base escura do que o contrário. Usando a cor mais escura você consegue dar uma disfarçada na costura.
Para cada peça produzida existe um tipo de linha para costura diferente. Para ternos e outras roupas mais sociais existem as mais finas e de cores discretas, para as peças de verão é possível abusar dos fios mais coloridos, para o couro é preciso de uma linha mais resistente e grossa, por exemplo. Então, para cada modelo é preciso pensar em um material especifico para dar acabamento perfeito. Opções é o que não faltam para você confeccionar lindamente! Agora, vamos ao que interessa! Conheça as linhas!
Linhas de algodão
São os tipos de linhas para costura mais comuns para confeccionar e se incorporam de uma forma completa em variados tipos de tecidos, pois são resistentes, dão um bom acabamento e se encontram em muitas cores e espessuras.Linhas de Nylon
Se você pensou que as linhas de nylon foram feitas somente para a pesca, se enganou. O nylon é um fio resistente e usado, muitas vezes, na costura manual. Eu mesma tenho uma bolsa linda feita artesanalmente com tecido e fios de nylon! É lindo e, dependendo da técnica, o acabamento fica bem legal. Existe outra opção mais fina chamada de linha invisível. O resultado também fica bem interessante.

Linha de bordar
Como o próprio nome diz, a linha de bordar serve para realizar trabalhos com mais detalhes e com acabamento. Existe o método manual, aquele que você utiliza pontos previamente delimitados, e também existe o processo mais tecnológico onde a própria máquina de costura se encarrega do processo do bordado. Vale a pena pesquisar.Linhas glacê
Tem por característica a resistência e se encontram em poucas cores. São ideias para couro e lona, por exemplo.

Linhas para pespontar
Linhas de poliéster

Deste post tiramos uma verdadeira lição: para cada tecido existe uma linha e para cada linha existe um tecido. Na hora de confeccionar, atente aos tipos de linhas para costura existentes no mercado e não deixe de pesquisar pelo material que melhor se encaixa no modelo que quer fazer. Fica a dica!
São linhas versáteis como o algodão e ideais para costurar tecidos como a seda até outros materiais sintéticos.
Linhas mistas

