Conheça os principais tipos de Máquinas de Costura Industrial e Doméstica e as Funções realizadas por cada uma
As Máquinas de Costura é bastante utilizadas por profissionais que trabalham na confecção de roupas, bem como em reformas, tanto nas indústrias, quanto em atelier ou mesmo em sua própria residência, para uso próprio ou para prestação de serviços como autônomo.
Para você Costureira(o) que aprecia o mundo das costuras, daqui pra frente você irá saber agora os principais tipos de Máquinas de Costura, e qual o modelo correspondente para o trabalho que se pretende realizar:
Máquina caseira ou doméstica: Útil para iniciantes pois possui vários recursos, como caseado, zigue-zague, pontos decorativos, acabamentos, etc. De fácil manuseio, com muitos acessórios que hoje em dia, no mercado, facilitam a vida de quem a usa, como calcadores para zíper invisível, nervura, para patch work, franzido, entre outros.

Portátil, pode ser carregada com facilidade. Muitas delas têm o braço livre que facilita a colocação de mangas e acabamentos como punho e barras de calça. E ainda tem um custo benefício mais em conta.
Máquina reta industrial: Mais robusta, para grandes quantidades de peças e por isso exige um espaço maior. Por ser mais rápida, pode ser utilizada para materiais mais pesados como o couro, jeans, lona. Também com uma grande variedade de aparelhos e acessórios desde calcadores à aparelhos de viés, vivo, colocadores de elástico, etc.
Por ser uma máquina reta e industrial só faz um tipo de ponto: o reto, que exige a utilização de outras máquinas para acabamentos em geral, como a overloque ou a galoneira.
Overloque Industrial: Máquina para acabamento em tecidos planos e fechamento de tecidos de malha. Máquina diferente da reta industrial, que exige o uso de três a quatro linhas para a formação da corrente. Exige um espaço maior e por ser industrial precisa de um local fixo.
Overloque caseira: Tem a mesma função, mas por ser caseira torna-se portátil podendo ser transportada com maior facilidade.
Para melhorar o desempenho da máquina use fios e linhas siliconados, a venda no mercado.
Galoneira Industrial/ Caseira:
Máquina utilizada para fazer acabamento em malha (barras simples, galão e trançador). Utilizada também na fabricação de lingerie para rebater elásticos, colocar viés, vivo e etc. São utilizadas duas linhas e um fio, e de uma a três agulhas, dependendo do acabamento que se quer ter.
Pespontadeira: Máquina industrial com a finalidade de fazer o pesponto de jeans e outros tecidos pesados. Possui de duas a três agulhas. Esse tipo de máquina é utilizada para acelerar o processo de produção em grandes empresas, principalmente na fabricação de jeans. E no setor automotivo, em bancos de carros, por exemplo.
Fechadeira: Finalidade de fechar cós, laterais de roupas, ombros. Automaticamente faz a dobra do cós e da lateral diminuindo a necessidade do uso da overloque.
Interloque: Um tipo de overloque com três agulhas que faz a costura reta e overloque ao mesmo tempo, diminuindo a necessidade do uso da overloque, acelerando o processo de produção.
Muito usada no fechamento de calça jeans, camisaria e algumas produções de malharia.
Travete: Máquina robusta que tem como finalidade fazer travas em pontos específicos onde há maior tensão como bolsos, passantes, laterais, zíper.
Caseadeira: Máquina industrial que faz casas de várias espessuras e tamanhos.
Zigue-Zague: Normalmente usada para tecidos leves, como a malha, arruma elásticos e faz acabamento em geral.
Bordadeira Caseira/ Industrial: Máquina computadorizada com variados programas para produzir bordados em alto ou em baixo relevo. Geralmente utiliza-se várias cores de linhas dependendo do estilo do bordado.